
Novidades no tratamento do câncer, recém divulgadas na imprensa médica.
06 Abr 2020 – Neoadjuvant Immunotherapy Leads to Pathological Responses in MMR-Proficient and MMR-Deficient Early-Stage Colon Cancers
- O bloqueio de PD-1 e CTLA-4 é altamente eficaz em cânceres colorretais em estágio avançado e com deficiência de reparo de malpareamento de DNA (DNA mismatch repair deficient, ou simplesmente dMMR), mas não em tumores com proficiência de reparo (DNA mismatch repair proficient, ou pMMR).
- Os autores deste estudo exploratório de fase II, publicado na Revista Nature (NICHE – ClinicalTrials.gov: NCT03026140) avaliaram tratamento neoadjuvante com inibidores de pontos de checagem imunes em pacientes com câncer de cólon em estágio inicial.
- Os pacientes receberam ipilimumab (dose única) e nivolumab (duas doses) antes da cirurgia, com ou sem celecoxibe no grupo pMMR.
- Resposta patológica foi observada entre todos os 20 pacientes com deficiência de reparo (dMMR).
- Já nos pacientes com proficiência de reparo (pMMR), respostas patológicas foram observadas em 4 dos 15 pacientes.
- A infiltração de células T CD8 + PD-1 + foi preditiva de resposta nesses tumores.
- Essa abordagem mostrou-se segura e viável e justifica estudos maiores, inclusive com o potencial de tornar essa estratégia o padrão de tratamento para um grupo definido de pacientes com câncer de cólon em estágio inicial.
