Antes, uma palavrinha sobre expectativa de vida…
O valor mais usado para falar de expectativa de vida em pacientes com câncer é chamado SOBREVIDA GLOBAL, disponível com base em dados estatísticos para diferentes tipos de tumor em diferentes estágios da doença.
É bom lembrar que essas estatísticas de sobrevida representam uma COMPARAÇÃO, isto é, comparam tempo de vida de uma pessoa com câncer com a sobrevida de outras pessoas – saudáveis, mas com a mesma idade, gênero e etnia.
O problema na interpretação desse número é que ele é uma MÉDIA, baseada em um grupo grande de pessoas que teve essa doença nos últimos dez anos.
Para entender melhor sobre as dificuldades de definir a expectativa de vida em pacientes com câncer, não deixe de ler o artigo “Quanto tempo eu vou viver?” Entenda mais sobre expectativa de vida no câncer
Sobrevida em Câncer de Pulmão
Sobrevida global em cinco anos
- Doença Localizada = 56%
- Doença Localmente Avançada = 30%
- Doença Metastática = 5%
- Todos os estágios = 23%
O que isto quer dizer?
Esses valores são uma média, baseada em uma população de pacientes acompanhada ao longo da primeira década dos anos 2000 nos Estados Unidos. Estes são os dados mais recentes e mais precisos disponíveis.
Dizer que a sobrevida global em cinco anos foi de 56% quer dizer: de todos paciente com esse diagnóstico (câncer de pulmão, doença localizada) nos anos 2000-2010, em média 56% estavam vivos cinco anos após o diagnóstico.
Como isso é uma MÉDIA, podemos dizer que algo em torno da metade dos pacientes viveu cinco anos ou mais, a outra metade, 5 anos ou menos.
Para ver estatísticas mais detalhadas, você pode visitar a página do Instituto Nacional do Câncer (em inglês ou espanhol) dos Estados Unidos.
Em caso de dúvidas, só me escrever. Estou à disposição.
Guilherme

